William Gilbert nasceu em 24 de Abril de 1544 em uma pequena cidade de Colchester, no Essex, Inglaterra. Ingressou aos 14 anos de idade no St. John's College, em Cambridge e lá se formou em medicina.
Notabilizou-se pela publicação da obra “De Magnete”, em 1600 e delimitou um espaço específico para o magnetismo e foi o primeiro a distinguir claramente entre magnetismo e eletricidade, atribuindo-lhe uma natureza própria e sistematizando um conjunto de propriedades fundamentais: direção, inclinação, declinação.
Faleceu em Londres no dia 30 de Novembro de 1603. Após sua morte foi publicada a obra “De Mundo Nostro Sublunari Philosophia Nova”, resultado da compilação dos diversos trabalhos realizados por William Gilbert nos seus últimos anos de vida.
Fonte: http://www.e-escola.pt/personalidades.asp?nome=gilbert-william
Após as descobertas de Gilbert tivemois a separação entre eletricidade e magnetismo, que somente após os estudos de Maxwell estes ramos foram novamente relacionados de maneira consistente, passando a se chamar eletromagnetismo. Por isso Maxwell pode ser considerado um grande nome quando estudamos estes assuntos.
ResponderExcluirGilbert fez estudos muito importantes para a área de eletricidade e magnetismo, porem, foi Ohm quem obteve melhor resultado, conseguindo assim criar, o Ohmímetro, instrumento de medida elétrica que mede a resistência elétrica.
ResponderExcluirParabéns pela escolha!
ResponderExcluirApesar de ter feito estudos importantes sobre o magnetismo, não teve tanta profundidade nos mesmos como Benjamin, que descobriu as cargas positivas e negativas, que são a base do magnetismo.
ResponderExcluir